Igreja e Convento de

São Raimundo Nonato

(Politeama)

A construção do Recolhimento de São Raimundo Nonato foi patrocinada por Raimundo Maciel Soares e iniciada em 1755, quando o Conde dos Arcos D. Marcos de Noronha, vice-rei do Estado do Brasil, lançou a pedra fundamental. Soares, entretanto, faleceu em 1759 e sua obra foi continuada pelos frades de Santa Teresa. Segundo Vilhena, na época, o Recolhimento tinha concessão para abrigar 20 mulheres convertidas.

Em 10 setembro 1933, para marcar o Primeiro Congresso Eucarístico Nacional, em Salvador, o então Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Augusto Álvaro da Silva, elevou a Igreja de São Raimundo à condição de Santuário de Exposição e Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento e seu altar foi proclamado como um Altar Votivo da Fé Eucarística Nacional.

Por volta dos anos 1970, o frontispício da Igreja foi demolido para a construção do viaduto em continuação à Rua Direita da Piedade, sobre o Vale do Barris. A congregação possui fotos da antiga arquitetura da Igreja.

O altar mor da igreja é em estilo barroco, de grande mérito artístico sacro. Existem dois altares laterais, um deles dedicado a São Raimundo Nonato. Esse padroeiro da Igreja viveu na Espanha, no século 13, e é o protetor das parturientes e parteiras.

É administrado pela comunidade das Irmãs de Nossa Senhora dos Humildes, que desenvolvem obras sociais e educacionais. Fica na rua São Raimundo, Politeama, faz parte da Paróquia de São Pedro.