Igreja de

São Francisco de Paula

A Igreja de São Francisco de Paula foi construída no final do século 18 pelo padre Antônio Borges Monteiro. Após a morte de seu fundador, em 1819, a capela passou por duas administrações provisórias até que, em 1843, os irmãos da confraria de N. S. Mãe dos Pobres receberam licença para passar essa devoção à Igreja. Posteriormente criou-se a Irmandade de São Francisco de Paula.

 

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia

 

Atualmente o prédio está em estado de precário e abriga um projeto comunitário chamado Levanta-te e Anda. Não possui mais altares, nem imagens. Acredita-se que possuía duas esculturas de seu padroeiro, uma atribuída a Bento Sabino dos Reis e outra a João Guilherme da Rocha Barros. Está liga à paróquia da Lapinha.

Fica na ladeira que leva seu nome (rua São Francisco de Paula), e liga a Água de Meninos à Lapinha. Era uma charmosa e histórica rua, uma das mais antigas ladeiras da cidade, mas hoje está irreconhecível.

 

Igreja Velha

 

A Igreja em 2012. Abriga um projeto comunitário "Levanta-te e anda".

Embaixo, detalhe de uma porta.

 

Acima, a Igreja em fotografia de 1938/39 ou anterior, provavelmente de Cerqueira Galvão (clique para ampliar e mais informações).

 

 

Salvador Bahia

 

Igreja São Francisco de Paula

 

◄Igrejas da Bahia

 

Porta

 

 

Igrejas Salvador