Igreja de Santo Antônio da Mouraria

A Igreja de Santo Antônio da Mouraria foi construída de 1724 a 1726, quando foi celebrada a primeira missa. A primeira irmandade com sede na igreja foi extinta e, em 1849, instalou-se a irmandade de Santo Antônio dos Militares. Em 1894 a igreja foi entregue à Sociedade São Vicente de Paula.

Copyright © Guia Geográfico - Patrimônios Históricos da Bahia.

Salvador Antiga

Acima, a Igreja em fotografia de 1938/39 ou anterior, provavelmente de Cerqueira Galvão. À direita, fotografia antiga do interior da Igreja.

(clique nas fotos para ampliar e mais informações).

De 1901 a 1926 a igreja passou por várias reformas, incluindo a construção de um anexo, que envolveu o templo pelo lado sul e leste, e a criação de um 1º andar na ala norte. No passado, a Igreja possuía uma grande área lateral e posterior, que foi desmembrada.

Em 1926, ainda tinha a via sacra com pintura em chapa metálica sobre madeira e duas telas: A Morte do Justo e a Morte do Pecador. Possui duas barras de azulejos, com altura de 1,90m, em toda a extensão da nave, que representam cenas bíblicas.

Fica na rua da Mouraria, próximo da av. Joana Angélica.

Mouraria Igreja

Santo Antonio Mouraria

Igreja de Santo Antônio da Mouraria, no início do século 21.