Ermida dos Carmelitas Calçados

Ermida é uma capela construída em local afastado, com poucas habitações.

Essa Ermida de Roma, registrada no Prospecto de Vilhena, de 1801, foi também mencionada no artigo Extinctas Capellas da Cidade do Salvador, publicado em 1930, na Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, N. 56. Segue algumas informações apresentadas: A Capela de N.S. de Roma deve remontar ao século 18. Ainda existia em 1855 e era do domínio dos Carmelitas Calçados. Sua localização provável seria do lado da Baía, próximo ao Largo de Roma.

Uma ilustração de 1810 faz referência ao Recreio de Roma, um prédio aparentemente no mesmo local do indicado por Vilhena.

Pode-se especular que a capela tenha alguma relação com o frei Manuel da Madre de Deus Bulhões (1663-1738), nascido na Bahia, e que foi procurador da Ordem dos Carmelitas Calçados, em Roma (Vaticano), além de outros cargos eclesiásticos importantes.

Os carmelitas calçados também mantinham o Hospício do Pilar.

O historiados Cid Teixeira, cita que a capela estava em ruínas em 1897-98, quando foi demolida para a construção de uma usina termoelétrica.

 

Identificação da Ermida dos Carmelitas Calçados (número 5), em Roma, neste fragmento do Prospecto de Vilhena, de 1801. Acima, está a Igreja do Bonfim (4).

 

 

Salvador Bahia

 

 

Bairro de Roma - Extinta

 

Copyright © Guia Geográfico - Antigas Capelas da Bahia

 

◄ Igrejas da Bahia

 

Hermida Roma

 

 

Igrejas Salvador