Capela de São José

do Queimado

Essa igreja fazia parte das antigas instalações industriais do Queimado, como indicado na imagem acima, em postal dos primeiros anos do século 20.

Ela foi construída no século 19 ou antes. Talvez fosse a capela da antiga Fazenda Santo Antônio do Queimado. Ela aparece em três das fotografias do Queimado de Guilherme Gaensly, cerca de 1880.

Copyright © Guia Geográfico - Histórias antigas do Brasil, Bob Kenedy

Atualmente, é administrada pela Organização de Auxilio Fraternal (OAF), uma instituição católica fundada em 1958. Hoje, é parte do território paroquial da Lapinha e missas são realizadas semanalmente. A Arquidiocese de São Salvador a chama de Capela São José.

O senador Robert Kennedy, dos EUA, visitou a OAF em novembro de 1965.

Fica na Rua do Queimado, dentro das instalações da OAF, bairro do Queimadinho.

Mais: Imagens antigas do Queimado

A Capela do Queimado em fotografia de reportagem do jornal A Tarde, publicada em outubro de 2000. Note que uma estrutura na lateral da igreja foi demolida. Nesse local funcionava um curso infantil (foto abaixo) e, depois, a antiga secretaria, hoje, é a entrada da OAF.

A Capela do Queimado nos anos '60 (foto do livro História de uma Experiência - OAF, Dalva Mattos, 1968).

Organização de Auxilio Fraternal - OAF

A OAF é uma ONG católica e trabalha em parceria com várias instituições, incluindo a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado. Foi fundada, em 1958, pela professora e advogada baiana Dalva Mattos (1903-1996). A instituição passou a funcionar no Queimadinho, em setembro de 1959. Inicialmente era um abrigo para acolher crianças e mães solteiras, com o tempo, ampliou suas atividades.

As instalações atuais incluem a escola municipal Carlo Novarese, a Capela, um Centro de Formação Profissional, oficinas e outras unidades.

Visite o blog da OAF.

OAF Bahia

Entrada da OAF, na Rua do Queimado, 17 (divulgação).

Robert Kennedy (direita) e o, então, governador da Bahia, Lomanto Júnior (esquerda) em visita a OAF, em 1965 (foto do livro História de uma Experiência - OAF, Dalva Mattos, 1968).

Capela São José

Capela São José (foto antiga: divulgação OAF).

Robert Kennedy

Capela OAF