Capela N.S. da Piedade

A primitiva Capela do Campo Santo foi construída junto com o Cemitério do Campo Santo, em 1836, mas foi destruída no movimento conhecido como a Cemiterada, que buscava o retorno aos sepultamentos nas igrejas, proibidos em 1835, por questões sanitárias.

Em 1839, a Santa Casa de Misericórdia passou a administrar o Campo Santo. Em 1841, o Cemitério e a Capela foram reconstruídos.

A atual Capela de Nossa Senhora da Piedade, a terceira edificada no local, teve sua construção iniciada em novembro de 1870 e foi inaugurada em 7 de junho de 1874. O projeto, em estilo neogótico, é do arquiteto Carlos Croezy, que também fez o projeto do Hospital Santa Izabel.

Fica no Campo Santo, bairro da Federação.

Acima, missa na Capela do Campo Santo, cerca de 2012. Embaixo, ilustração da antiga capela, publicada em 1871, de autor não identificado. Note que a fachada é diferente da atual. Trata-se provavelmente da capela reconstruída em 1841.

Campo Santo

Interior da Capela de Nossa Senhora da Piedade.

Capela Piedade

Arquitetura capela