Arquidiocese de São Salvador da Bahia

 

A primeira diocese do Brasil foi criada com o nome de São Salvador da Bahia, com sede na Cidade do Salvador, em 25 de fevereiro de 1551. Alguns dizem que foi um erro da bula que nomeou o primeiro bispo, mas talvez o papa Júlio III quisesse dar seu toque pessoal ao nome da primeira cidade do Brasil.

Até o início do século 20, a Cidade era mais conhecida como "São Salvador", mas a primeira capital do Brasil foi fundada com o nome de "Cidade do Salvador". A Igreja Católica manteve a designação adotada pelo papa Júlio III, até hoje.

Foi elevada à categoria de Arquidiocese, em 16 de novembro de 1676, pela Bula Inter Pastoralis Offi cii Curas, do Papa Inocêncio XI. Essa bula também criou as dioceses do Rio de Janeiro e de Olinda, que ficaram subordinadas à Arquidiocese da Bahia.

Até 1892, era a única arquidiocese do Brasil e todas as outras onze dioceses do País eram a ela subordinadas. Nesse ano, o Papa Leão XIII publicou a Bula Ad Universas Orbis Ecclesias, criando a Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Brasil ficou, então, dividido em duas Províncias Eclesiásticas. Posteriormente, foram criadas outras arquidioceses.

Hoje, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia abriga o maior número de basílicas do País (quatro) e é dirigida pelo Arcebispo Primaz do Brasil.

Site oficial da Arquidiocese de São Salvador

 

Instalações da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Salvador da Bahia (Cúria Bom Pastor), onde despacha o arcebispo.

É um complexo pastoral e administrativo, com três prédios e uma capela, no local onde funcionava o antigo Colégio das Doroteias. Aqui estão instalados o gabinete do Arcebispo e dos bispos auxiliares, a Chancelaria, o Tribunal Eclesiástico, o Centro Arquidiocesano de Pastoral , a Ação Social Arquidiocesana e a Coordenação de Pastoral. Existem também os setores jurídico, pessoal e financeiro da Arquidiocese.

A palavra cúria vem do latim curar e significa cuidar da vida eclesial em todas as suas instâncias. A Cúria diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao bispo no governo de toda a Diocese.

Fica na av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia.

 

Copyright © Guia Geográfico - São Salvador, a Igreja Católica no Bahia.

 

Catedral Se Brasil

 

Vaticano

 

Irmã Dulce

 

◄ Igrejas da Bahia

 

Curia Metropolitana

 

 

Religião

 

Igrejas de Salvador

 

Catedral Basilica

 

Imagem Igreja Bahia

 

Igrejas Bahia

 

 

Igreja de São Francisco